Continuando a sequência sobre os sentidos, após um panorama sobre o marketing sensorial, conceitos e exemplos sobre a Visão, falaremos agora sobre o Olfato, com alguns exemplos e significados no dia a dia e negócios.
O Olfato e a audição representam os sentidos que mais evocam emoções e lembranças, pelo fato do olfato estar ligado ao sistema límbico do cérebro, área associada às emoções e comportamentos sociais.
Com cerca de 5 milhões de células receptoras olfativas, o odor que sentimos no dia a dia, além de despertar lembranças, também funciona como sistema de defesa do organismo na percepção de proximidade ou repulsa. Como por exemplo, o bolo da vovó que acaba de sair do forno ou em alimentos que estragaram na geladeira.
Além de lembranças e defesa natural do organismo, os odores causam sensações e estimulam reações diversas nas pessoas. Como o estudo da Airsense, empresa especializada em Marketing Olfativo, que mostra pessoas que usam perfumes da marca Ferrari para sensação de status e poder, mesmo não podendo comprar o carro.
Ainda de acordo com pesquisa da Airsense,
O CHEIRO AGRADÁVEL
AGUÇA O PALADAR EM
LOJAS AROMATIZADAS
AUMENTAM O TEMPO DE PERMANÊNCIA EM MAIS DE
No entanto, é preciso muito mais do que apenas borrifar um odor qualquer em sua loja, produto ou escritório, para criar um vínculo emocional com seu consumidor. Cada odor possui características peculiares e deve escolhido levando-se em conta aspectos como
A maneira como cada odor irá afetar as pessoas é uma mistura de memória emocional e aspectos químicos, que pode causar um vínculo emocional do consumidor com a marca ou também afastamento, por exagero ou por falta de referência ao negócio.
Exemplos que geram estímulos de proximidade
ou repulsa através de sua memória olfativa
Interior de um carro novo
Lojas de shopping
Produto eletrônico novo
"Cheirinho de limpeza"
Odores que remetem à infância
Aquela pessoa cheirosa
Alimentos estragados
Os exemplos acima mostram estímulos comuns em nosso dia a dia, com odores que causam reações e lembranças, dependendo do público, lugar, intensidade, ocasião e objetivo, no caso de ações de marketing.
Por exemplo, em lojas de produtos infantis para meninas, são usadas fragrâncias mais doces, já em lojas de produtos para praia, fragrâncias de coco podem trazer referência ao período de férias, e assim por diante.
A escolha de uma fragrância cítrica, floral, marinha, frutada ou amadeirada, deve combinar com a essência de seu negócio e seu público, transmitindo sensações como energia, elegância, acolhimento, dependendo da linguagem de sua marca.
Por isso, é necessário observar e pesquisar bem o comportamento do seu público e a essência da sua marca para que a utilização correta cause sensação de proximidade e coerência com todas as outras sensações percebidas.
Exemplos de aplicações do marketing olfativo
em automóveis e nos negócios
Leia o artigo "Marketing Sensorial no dia a dia - Visão" e descubra os mistérios da percepção humana, por meio de estudos psicológicos e científicos em relação a cores, disposição, harmonia e outros aspectos que influenciam a maneira que nos relacionamos com tudo em nossa volta.
Referências:
www.visualmerchandisingnapratica.com
www.studiodessences.com.br
www.catho.com.br
Por Murilo Almeida