O boom do capitalismo pós Segunda Guerra desencadeou uma transformação na forma de apresentação e experiência de consumo no século XX, expondo a concorrência lado a lado e a necessidade de diferenciação.
O avanço da tecnologia e a integração digital do início do século XXI potencializou essa transformação, viabilizando mais oportunidades de negócio e crescimento da concorrência, além de consumidores cada vez mais informados, exigentes e seletivos.
Nesse cenário, onde a escolha de compra é decidida no detalhe, as empresas relevantes no mercado serão aquelas com identidade de marca representativa, comunicação inovadora e relacionamento consistente com seu público.
A imagem é a primeira percepção que o mercado terá de seu negócio, sendo decisiva para criar identificação e interesse de consumo.
O engajamento colaborativo das pessoas e integração de processos geram um ambiente produtivo favorável à inovação.
O conhecimento da sua identidade, processos e mercado possibilita uma apresentação e relacionamento mais assertivos com seu público.
David Ogilvy, referência mundial na publicidade, conhecido como o pai da propaganda
O Design como relação entre forma e conteúdo proporciona clareza da informação por meio de métodos de percepção baseados na ciência cognitiva.
Conexão da Coca com seu público
Posicionamento do Burger King
A identificação do consumidor com a linguagem da marca favorece a venda por meio da clareza da informação e experiência de consumo.
O prazer de estar conectado ao processo torna as pessoas mais engajadas, comprometidas em sua performance e menos propensas a conflitos e turnover.
Natura, única brasileira entre as 25 melhores para se trabalhar (Great Place to Work / 2019)
Processos claros e integrados
do Mercado Livre
A consistência de atuação e a coerência entre o que se apresenta e se entrega criam uma reputação positiva da marca com seu mercado e consumidores.
Reputação de confiança da marca Nike
Identificação entre a Apple e seus clientes
Uma experiência positiva do consumidor em toda jornada de consumo cria identificação, proporcionando fluidez na venda, clientes fieis e porta-vozes naturais da marca.
Uma comunicação integrada interna e externamente minimiza dúvidas, desperdício e possibilita melhor qualidade por meio de clareza no fluxo da comunicação e otimização da produção.
Todo negócio deve obter retorno de investimento para permanecer relevante, que segundo David Ogilvy, é conquistado com foco em toda cadeia de consumo, ou seja, pela atuação consistente no encantamento, inovação e relacionamento de venda.
Murilo Almeida